Os maiores municípios produtores de soja no Brasil


Após reassumir o topo da produção mundial de soja na safra 2019/2020 e seguir crescendo nas exportações nos últimos anos, o Brasil continua fazendo jus ao pódio e produzindo soja pro mercado interno e externo, sendo um dos pilares da economia brasileira. De acordo com o Canal Rural, os municípios com maior valor da produção agrícola do país têm, em média, uma participação alta de seu Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário no PIB total do município.


Para os 50 considerados mais ricos em termos de valor da produção, a média da participação do PIB agro no PIB total é de 36,8%, enquanto para o Brasil essa participação foi de 5,4%. A maior parte desses municípios situa-se em Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Bahia. No texto de hoje, vamos falar dos 5 primeiros, fique com a gente!


Sorriso - MT

O primeiro lugar só poderia ser de Sorriso, no Mato Grosso. A quantidade de toneladas produzidas na região é de 2.141.700 e o valor da produção, em mil reais, é de 2.165.794. Sorriso é o município que, individualmente, mais produz grãos no Brasil: 3% da produção nacional e 17% da produção estadual. Em seus 600 mil hectares agricultáveis, produz mais de 5,6 milhões de toneladas de grãos em um único ciclo de cultura. A soja é a principal cultura, atingindo quase 84% da produção.


Formosa do Rio Preto - Bahia

O município de Formosa do Rio Preto, na Bahia, fica em segundo lugar. A quantidade de toneladas produzidas na região é de 1.311.900 e o valor da produção, em mil reais, é de 1.443.090. Com grande potencial de expansão em áreas de cultivo em função de sua imensa extensão territorial e grande quantidade de água em seu subsolo e rios, Formosa do Rio Preto tem grandes chances de subir no ranking nos próximos anos.


São Desidério - Bahia

O município de São Desidério, na Bahia, fica em terceiro lugar. A quantidade de toneladas produzidas na região é de 1.271.100 e o valor da produção, em mil reais, é de 1.410.921. Conforme o IBGE, o acréscimo de produção de São Desidério foi proporcionado pelo clima, que somado aos bons preços pagos às commodities.


Nova Mutum - MT

O município de Nova Mutum, no Mato Grosso, fica em quarto lugar. A quantidade de toneladas produzidas na região é de 1.322.580 e o valor da produção, em mil reais, é de 1.300.096. Isso aconteceu após um conturbado início de plantio. O plantio da safra de soja 2020/21 aconteceu de maneira complicada devido a falta de chuvas e pouca umidade.


Nova Ubiratã - MT

O município de Nova Ubiratã, no Mato Grosso, fica em quinto e último lugar. A quantidade de toneladas produzidas na região é de 1.275.357 e o valor da produção, em mil reais, é de 1.281.721. O resultado se deu após falta de chuva no plantio que dificultou o desenvolvimento das lavouras, que registraram população baixa de plantas.

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Central do aluno

0800 006 0070

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

ENDEREÇO DAS UNIDADES

Goiânia - GO

Unidade de Negócios

AV. T-9, 2.310

Jardim América

Goiânia - GO

Salas 105A a 108A

Condomínio Comercial Inove Intelligent Place

Jataí - GO

Faculdade

Av. Prof. Edvan Assis Melo, 1075

Centro

Jataí-GO

CIDADES ATENDIDAS (MBA & PÓS PRESENCIAIS)

Goiás

Goiânia

Jataí

Mineiros

Rio Verde

Rondônia

Vilhena

Mato Grosso

Cuiabá

Água Boa

Primavera do Leste

Querência

Sinop

Bahia

Luis Eduardo Magalhães

e-MEC  

Trabalhe conosco