Os maiores produtores de cana-de-açúcar do Brasil


A cana-de-açúcar é uma cultura muito importante para a economia mundial e é responsável pela produção de dois produtos: o açúcar, parte indispensável da alimentação humana e o álcool, utilizado nas bebidas alcoólicas como a cachaça ou como combustível para veículos, também conhecido como etanol.


Também pode ser encontrada como bebida in natura, conhecida como caldo de cana ou garapa. Através do seu processamento, na maioria das vezes artesanal, pode ser obtido com o caldo de cana, o melado, açúcar mascavo e rapadura. Mas quem são os maiores produtores do Brasil? No texto de hoje, vamos falar um pouco mais.


Morro Agudo - SP

O município de Morro Agudo, localizado em São Paulo, permanece como destaque na lista de maiores produtores do país. A quantidade de toneladas produzidas na região é de 7.623.000 e o valor da produção, em mil reais, é de 571.725. Morro Agudo também possui duas usinas destinadas à produção de etanol e outras instaladas no entorno do município que integram o mercado.


Nova Alvorada do Sul - MS

O município de Nova Alvorada do Sul, localizado em Mato Grosso do Sul, está dentro da lista de maiores produtores do país. A quantidade de toneladas produzidas na região é de 6.521.975 e o valor da produção, em mil reais, é de 553.585. Possui ainda uma unidade que produz etanol e energia elétrica limpa por meio da moagem de cana-de-açúcar, sendo considerada uma das 15 melhores do Brasil.


Mineiros - GO

O município de Mineiros, localizado em Goiás, ocupa seu lugar na lista de maiores produtores do país. A quantidade de toneladas produzidas na região é de 4.500.000 e o valor da produção, em mil reais, é de 526.500. A Atvos, unidade que produz etanol e energia elétrica limpa por meio da moagem de cana-de-açúcar, também está presente na região.


Uberaba - MG

O município de Uberaba, localizado em Minas Gerais, faz parte da pequena lista de maiores produtores do país. A quantidade de toneladas produzidas na região é de 6.800.000 e o valor da produção, em mil reais, é de 510.000. Na região, a cana-de-açúcar serve para moagem e processamento na indústria ou utilizadas em diferentes tipos de aplicação como plantio.


Rio Brilhante - MS

O município de Rio Brilhante, localizado em Mato Grosso do Sul, encerra a lista de maiores produtores do país. A quantidade de toneladas produzidas na região é de 6.328.137 e o valor da produção, em mil reais, é de 504.699. Na região, há a presença da Biosev, uma das usinas líderes mundiais no setor sucroalcooleiro, contribuindo no processo de transformação da planta em seus respectivos produtos.

whatsapp-logo-1.png