Os maiores produtores de milho do país


O milho desempenha importante papel em sistema de plantio direto e nos últimos anos tem também se destacado na integração lavoura-pecuária devido às inúmeras aplicações que este cereal tem dentro da propriedade agrícola, quer seja na alimentação animal na forma de grãos ou de forragem verde ou conservada, na alimentação humana ou na geração de receita mediante a comercialização da produção excedente.


Segundo a Embrapa, o plantio de uma lavoura deve ser muito bem planejado, pois determina o início de um processo de cerca de 120 a 130 dias que afetará todas as operações envolvidas, além de determinar as possibilidades de sucesso ou insucesso da lavoura. Isto faz com que o agricultor tenha especial atenção especial com a lavoura, de forma a assegurar um plantio com maiores chances de alcançar níveis mais altos de produtividade e rentabilidade.


No Brasil, o cultivo do milho é bastante expressivo, não só pelo volume de grãos produzidos, mas também pela extensão da área plantada nas duas safras, normal e safrinha. Mas quem são os maiores produtores de milho do país? No texto de hoje, vamos falar um pouco mais.


Sorriso - MT

O município de Sorriso, localizado no Mato Grosso, permanece como destaque na lista de maiores produtores do país. A quantidade de toneladas produzidas na região é de 3.176.069 e o valor da produção, em mil reais, é de 1.186.008. A cidade foi a maior produtora nacional de milho com 3,2 milhões de toneladas colhidas, segundo dados da pesquisa Produção Agrícola Municipal (PAM) 2019, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Rio Verde - GO

O município de Rio Verde, localizado em Goiás, faz parte da pequena lista de maiores produtores do país. A quantidade de toneladas produzidas na região é de 2.310.600 e o valor da produção, em mil reais, é de 1.005.389. Desde 2019, com essa quantidade de milho produzida, Rio Verde vem se consolidando no país.


Jataí - GO

O município de Jataí, localizado em Goiás, ocupa seu lugar na lista de maiores produtores do país. A quantidade de toneladas produzidas na região é de 1.605.840 e o valor da produção, em mil reais, é de 746.169. Desde 2019, com mais de 1,605 milhão de toneladas colhidas naquele ano, Jataí também se consolida como potencial agrícola.


Nova Ubiratã - MT

O município de Nova Ubiratã, localizado no Mato Grosso, está dentro da lista de maiores produtores do país. A quantidade de toneladas produzidas na região é de 1.814.083 e o valor da produção, em mil reais, é de 656.680. Na região, mesmo com altos índices de produtividade, os produtores de milho estão preocupados com a safra deste ano devido à falta de chuva. A produtividade está em queda e, em algumas regiões, as perdas podem chegar a 50%.


Nova Mutum - MT

O município de Nova Mutum, localizado no Mato Grosso, encerra a lista de maiores produtores do país. A quantidade de toneladas produzidas na região é de 1.591.200 e o valor da produção, em mil reais, é de 594.695. Na região, a saca do Milho Seco Sc 60Kg está avaliada em R$74,00.