Os produtos mais rentáveis da agricultura


O agronegócio, com a produção de alimentos, fibras e energia renovável, constitui o maior e mais rentável negócio existente no Brasil. O setor, em 2020, representa quase 25% do PIB nacional, de acordo com dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com a Escola de Estudos Agrários da USP (Esalq). Isso se deve aos sucessivos meses de alta que o ano, como um todo, registrou.


Dentro desse universo, existem aqueles produtos que são os mais rentáveis para o agronegócio, ou seja, possuem maior valor de mercado e maior quantidade em termos de plantação. No texto de hoje, vamos apresentar quais são esses produtos. Continue com a gente!

Produtos mais rentáveis do agronegócio

Soja

Um produto que é campeão de produção em nível global e que retomou a primeira posição de produção em 2020 é a soja brasileira. Ela serve como alimento na pecuária, devido ao alto valor nutricional e tem destino tanto para as indústrias alimentícia e de biodiesel quanto para a exportação para países como a China, por exemplo.

Milho

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de grãos, principalmente milho. Além de amplamente empregado na alimentação animal, o milho é matéria-prima para a fabricação de vários produtos alimentícios, inclusive óleo vegetal.

Café

O Brasil é líder global em consumo, produção e exportação de café. O clima favorável e os avanços tecnológicos permitem melhorias no padrão quantitativo e qualitativo dos grãos de café brasileiros. Com isso, o produto brasileiro ganha maior valor agregado.

Laranja

A produção mundial de laranja brasileira ultrapassa 30%, com safra em contínuo crescimento todos os anos. Enquanto parte da produção abastece o mercado nacional, outra parte é exportada. Um dos maiores produtores de laranja do país é o estado de São Paulo.

Algodão