Pecuária 4.0: conheça as inovações tecnológicas na produção

A pecuária 4.0 já não é mais um conceito, ela é uma mudança de visão da realidade no campo. Chips, dispositivos, monitoramento por câmeras estão revolucionando as fazendas de produção de carne e elas jamais serão as mesmas. No texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre as inovações tecnológicas na produção.


A Pecuária 4.0 nada mais é do que o desembarque da inovação tecnológica na pecuária, e isto fez com que a pecuária brasileira se desenvolvesse, tornando-se reconhecida mundialmente e nos colocando como um dos maiores produtores do agronegócio no mundo, como por exemplo, há anos encabeçando o ranking mundial de exportação de carne.


Podemos então, associar, muito do nosso crescimento e várias dessas conquistas às técnicas desenvolvidas na Pecuária 4.0, responsáveis por otimizar e melhorar a cadeia produtiva da pecuária. Estas inovações tecnológicas na produção entregam os seguintes benefícios:


Redução de falhas e erros

Os softwares de controle de manejo e produção substituem as planilhas e cadernos permitindo um acompanhamento mais rápido e preciso do rebanho. Assim, qualquer desvio é imediatamente identificado e as ações corretivas são tomadas em um menor espaço de tempo.


Maior lucratividade

Este talvez seja um dos principais benefícios da Pecuária 4.0, uma vez que estas tecnologias agilizam e facilitam o trabalho, hoje conseguimos ter mais gado em um espaço do que era possível ter antes, com o auxílio de máquinas conseguimos produzir mais, mesmo tendo menos pessoal, também conseguimos maior produtividade e menor desperdício de recursos. Por estas e outras que podemos aumentar a rentabilidade da atividade pecuária.


Aumento da produtividade

A utilização de diversas técnicas de manejo, tecnologias de supervisão, melhoramento genético, maquinários e equipamentos de última geração permite que o produtor alcance mais eficiência nos processos produtivos e de monitoramento em sua fazenda, potencializando a performance do rebanho e do negócio como um todo.


Este e outros assuntos importantes são abordados no MBA Gestão Estratégica da Pecuária de Corte na FGI, Faculdade de Gestão e Inovação. Na especialização, o aluno aprende sobre a aplicação de técnicas e procedimentos que possibilitem de forma direta e indireta a reprodução eficiente dos animais. Com duração de apenas 1 ano e 4 meses, as aulas são mensais e acontecem aos finais de semana no formato ao vivo, entregando uma experiência 100% digital. Ficou interessado(a)? Clique aqui e saiba mais.