Por que seguir a carreira de Gestor Comercial?


O gestor comercial pode ser responsável pelo planejamento financeiro, econômico e tributário das organizações, cuidar da imagem da empresa no mercado, definir estratégias de venda de produtos e serviços, controlar o padrão de qualidade e informações gerenciais e comerciais, entre outras atividades.


Além disso, as atividades desempenhadas pelo gestor comercial estão ligadas ao processo de comercialização e seus diferentes estágios, incluindo a realização de estudos e análises aprofundadas do negócio, tendências de consumo, pesquisas do setor, comportamento de mercado e tudo aquilo que possa afetar a companhia – informações relevantes para a definição de metas e estratégias que vão garantir o sucesso do negócio.


Mas por que seguir a carreira de gestor comercial? Porque, além de um mercado amplo no quesito oportunidades, é um profissional indispensável para todas as empresas. O gestor comercial deve cuidar diretamente de todas as ações relacionadas às vendas e ao relacionamento com clientes e fornecedores. O objetivo é garantir que a empresa se desenvolva de maneira sustentável e se mantenha no mercado, favorecendo a sua expansão e crescimento.


Os primeiros benefícios de um gestor comercial começam a aparecer rapidamente após sua organização, porém podem ocorrer em um prazo bem longo. Assim, deve-se ter um cuidado para as ações de curto prazo não impactarem negativamente uma construção de posicionamento de prazo maior.


Obviamente os maiores e mais buscados benefícios pelas empresas tem relação com resultados. Por isso, seja um aumento de faturamento, de clientes ou de margem, uma boa gestão comercial costuma ter impacto direto nesses indicadores de alta relevância para o negócio.


A FGI, Faculdade de Gestão e Inovação, dentre tantos cursos em sua grade, oferece a graduação em Gestão Comercial, que prepara profissionais que buscam alavancar seus resultados comerciais, desenvolver liderança, gestão de equipes e aprender as mais modernas técnicas de marketing e vendas na era digital. O curso tem duração de 2 anos e é o mais completo do mercado. Clique aqui e saiba mais.