Princípios de Eneagrama na Gestão de Pessoas

Gerir pessoas nada mais é do que utilizar técnicas de recursos humanos para conciliar os objetivos dos colaboradores com as metas da organização. Uma dessas técnicas é o famoso eneagrama, uma figura geométrica de nove pontas que funciona como símbolo processual. Cada uma de suas pontas representa um tipo psicológico básico correspondente a formatos de personalidade dos colaboradores.


A ferramenta serve principalmente como forma de mapear a personalidade do ser humano, trazendo consciência para os padrões de comportamento que são construtivos e destrutivos e oferecendo alternativas para que a pessoa se desenvolva por meio do autoconhecimento. Aborda, então, nove tipos de personalidade, aquelas mais comuns encontradas no dia a dia empresarial, são elas: perfeccionista, prestativo, bem-sucedido, romântico, observador, questionador, sonhador, confrontador e o preservacionista.


O perfeccionista é centrado na ação, têm um senso prático exigente, que dá prioridade às tarefas a serem realizadas. O prestativo, por sua vez, está associado a pessoas que são centradas na emoção, têm uma percepção aguda dos outros, tornando-se conquistadoras, que sabem como conseguir o que querem. O bem-sucedido é aquele centrado na ação ou no planejamento, sempre realizando as atividades com maestria.


O romântico revela pessoas centradas no que falta, sendo pessoas que reclamam constantemente, com a característica comum de insatisfação. Já o observador é centrado na mente, têm uma curiosidade pelo entendimento, tornando-se planejadores extremamente racionais. O questionador se configura como aquele que parte para a ação ou emoção, visando ao controle. São atentas e desconfiadas, embora não necessariamente expressem isso.


O sonhador se adequa para pessoas que são centradas na mente. Elas têm uma agilidade mental para lidar com várias coisas ao mesmo tempo, dando prioridade ao prazer. Já as pessoas confrontadoras são centradas na ação, têm uma facilidade em mandar e liderar, dando prioridade à realização. Por fim, o preservacionista é centrado na emoção ou na mente, com uma atitude mediadora, dando prioridade ao bem comum.


No módulo ‘Princípios de Eneagrama na Gestão de Pessoas' do MBA Liderança e Excelência Humana, o aluno aprende sobre a compreensão e estudo de processos contínuos dentro da Gestão de Pessoas. Com duração de apenas 18 meses, as aulas são mensais e acontecem aos finais de semana no formato ao vivo, entregando uma experiência 100% digital. Ficou interessado(a)? Clique aqui e saiba mais.