Problemas que a falta de visão sistêmica pode gerar nas lideranças


De forma direta, visão sistêmica significa conseguir enxergar e compreender o todo por meio da análise das partes que o formam. Diante disso, é possível identificar os processos, como funcionam, como os setores se integram, como é a produção e a entrega dos produtos ou serviços ao consumidor e ao mercado. Sem essa perspectiva geral, problemas podem acontecer numa empresa e o líder pode acabar sofrendo consequências.


O líder não lidera

Neste caso, a falta de visão sistêmica implica na falta de liderança. Geralmente, este indivíduo deixa a equipe decidir por ele, não toma decisão nenhuma. Então, perde totalmente a influência e duas coisas podem acontecer: ou alguém da equipe toma o seu lugar ou a equipe fica perdida.


Não desenvolve a equipe

É essencial que todo líder desenvolva habilidades e competências da sua equipe. No entanto, sem a visão sistêmica, ele não consegue dar esse passo, já que não conhece seus colaboradores quanto deveria.


Não sabe administrar o tempo

Um dos grandes problemas da falta de visão sistêmica é não conseguir administrar o tempo. É necessário organizar esse tempo para orientar a equipe, analisar as melhorias em seus processos, planejar e gerar o resultado esperado pela sua função e desenvolver pessoas. A falta dessa administração fará com que tenha vários problemas, e não consiga atingir os resultados esperados pela organização.


Colaboradores não recebem feedback

A constante falta de feedback do líder com sua equipe pode ser uma grande falta de integração. É função do líder poder dar o retorno tanto de elogio como para melhorar ou corrigir alguma coisa que não esteja de acordo com o planejado.


Como desenvolver uma liderança sistêmica, então?


É preciso conhecer em detalhes a empresa de atuação: os departamentos, quais são as funções e responsabilidades e como os profissionais que neles trabalham agem e realizam suas tarefas.


Esse comportamento desenvolverá o conhecimento das partes da empresa, e assim, poderá futuramente desenvolver a visão do todo, com elementos que façam entender como aquilo tudo funciona. É possível, também, estudar as metas e objetivos da empresa. Isso ajudará a compreender para onde a empresa vai e aonde ela quer chegar.


Além disso, obter conhecimento qualificado contribui para que esse desenvolvimento aconteça de forma mais rápida, auxiliando na otimização da carreira profissional. A partir de informações teóricas e práticas, você estará muito mais preparado para chegar ao nível de liderança que sempre quis. Tudo isso, você encontra no MBA Liderança e Excelência Humana da FGI. Saiba mais aqui.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Central do aluno

0800 006 0070

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

ENDEREÇO DAS UNIDADES

Goiânia - GO

Unidade de Negócios

AV. T-9, 2.310

Jardim América

Goiânia - GO

Salas 105A a 108A

Condomínio Comercial Inove Intelligent Place

Jataí - GO

Faculdade

Av. Prof. Edvan Assis Melo, 1075

Centro

Jataí-GO

CIDADES ATENDIDAS (MBA & PÓS PRESENCIAIS)

Goiás

Goiânia

Jataí

Mineiros

Rio Verde

Rondônia

Vilhena

Mato Grosso

Cuiabá

Água Boa

Primavera do Leste

Querência

Sinop

Bahia

Luis Eduardo Magalhães

e-MEC  

Trabalhe conosco