Processo Psicodiagnóstico: saiba o que é

A definição de Avaliação Psicológica, de acordo com o Conselho Federal de Psicologia é:

“Avaliação Psicológica engloba qualquer atividade, com ou sem o uso de textos, que é compreendido como um processo de investigação no qual se concebe o avaliado e sua demanda, com o intuito de programar a tomada de decisões pelo psicólogo. Esta Avaliação Psicológica faz a coleta de dados obtidos por meio de um conjunto de procedimentos confiáveis, entendidos e reconhecidos pela psicologia.”


Sendo assim, o psicodiagnóstico compreende um conjunto de testes, técnicas e procedimentos que objetivam chegar a uma conclusão em relação ao estado psicológico do paciente. Assim, logo que o paciente inicia terapias psicológicas, o psicodiagnóstico é realizado.


Como o tratamento psicológico é cada vez mais procurado atualmente – em especial a psicologia clínica – esse processo de avaliação é muito comum, e os profissionais utilizam seu conhecimento e uma quantidade de testes, para diagnosticar os pacientes rapidamente, diferentemente de como ocorria nos tempos antigos.


Em síntese, o psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, cujo objetivo é avaliar os sintomas, costumes e comportamento dos pacientes, aprofundar-se neles e estudá-los, a fim de encontrar um possível diagnóstico psicológico. Para isso, existem diversas técnicas psicológicas que compõem esse processo, e dentro delas, o paciente é submetido a diversos testes.


O psicodiagnóstico serve como uma comprovação e confirmação das hipóteses iniciais do psiquiatra/psicólogo, ou médico especialista. Por isso, é aplicado um conjunto de procedimentos diferenciados, e que variam de pessoa para pessoa.


Dentre alguns desses testes psicológicos, estão os seguintes: observação comportamental, aplicação de questionários focais, entrevistas em profundidade com o paciente e seus familiares, técnicas projetivas, análise de criação artística do paciente, brincadeiras e dinâmicas.


É válido salientar que o psicodiagnóstico não é o mesmo que a avaliação psicológica, sendo o primeiro uma área segmentada dentro da segunda. A avaliação psicológica é considerada a área que abrange todas as outras segmentadas, e pode ser aplicada em diversos âmbitos, como: o trabalho, a saúde física, avaliação de potencial, teste vocacional entre outros. Já o psicodiagnóstico atua em ambiente clínico, especificamente para um diagnóstico e posterior tratamento. É muito mais específico, bem como suas práticas.


Este e outros assuntos são abordados pela Faculdade de Gestão e Inovação no MBA Avaliação Psicológica que tem como objetivo fornecer ao psicólogo uma capacitação técnica, teórica, prática e atualizada acerca dos testes de Avaliação Psicológica.


O curso dura 1 ano e 6 meses, é 100% digital e os encontros acontecem mensalmente aos finais de semana, uma oportunidade perfeita para quem não tem tempo durante os outros dias. Se você quer se preparar para ser um profissional renomado em uma das áreas mais promissoras do país, acesse aqui e entre em contato com a gente!

whatsapp-logo-1.png