Psicologia: como conseguir um bom relacionamento no ambiente de trabalho?

Em geral, as pessoas passam mais tempo nas empresas em que trabalham do que em suas casas, com a família ou com os amigos. Justamente por isso, é essencial estabelecer um bom relacionamento com os colegas de trabalho, impedindo que a convivência se torne desgastante e mantendo o ambiente sempre profissional e positivo. É neste cenário que a psicologia atua com dicas assertivas para cultivar um bom relacionamento entre os colegas de trabalho.


Interação

Ser social é um bom começo para se dar bem com seus colegas. Pode até soar óbvio, mas uma atitude rude pode passar a mensagem errada para as pessoas. Procure tratar todos com educação. Faça o possível para sempre tratar a todos com educação e igualdade. Cumprimentar os colegas é um sinal de respeito, e demonstra que você mantém o caminho aberto para que haja contato.

Aceitar e lidar com as diferenças

É importante aceitar que cada pessoa possui suas verdades e peculiaridades, uma vez que carregam diferentes histórias, valores e culturas. Aprenda a se colocar no lugar do outro, e tente compreender os diferentes pontos de vista. Lembre-se: nem sempre o que você acredita é a verdade única e absoluta.


Tenha iniciativa

Caso perceba que um colega está com alguma dificuldade, não hesite em oferecer ajuda. Aja com os outros da mesma forma como você gostaria que os outros agissem com você. É importante construir um ambiente de trabalho colaborativo, em que as pessoas possam contar umas com as outras. Isso começa por você!


Seja organizado

Independentemente de qual for sua função na empresa, mantenha seu local de trabalho limpo e organizado. Imagine um ambiente de trabalho completamente desorganizado, sujo e repleto de papéis e outras coisas inúteis, isso dificilmente ajudará a mantê-lo motivado

Por isso, é importante ser organizado não para impressionar seu gestor, mas para tornar o ambiente harmônico, agradável e produtivo.

Seja pontual

Outra atitude nem sempre valorizada é a pontualidade. Procure ser pontual em reuniões, na rotina da empresa e na entrega de trabalhos. Isso demonstra comprometimento e respeito com o trabalho e com os outros no setor. Certamente trará pontos a mais para você na construção de relacionamentos proveitosos no trabalho.


Saiba dar e receber feedbacks

Para construir um bom relacionamento, é preciso sempre fazer alguns acertos. Por este motivo, receber e dar feedback é fundamental. Recebê-los pode ser muito mais difícil, já que somos muito resistentes às críticas. Sempre que receber um feedback negativo, pense que ele serve para melhorar seu rendimento dentro da empresa.


Por isso, é importante reconhecer com humildade que existem alguns pontos para melhorar. Em contrapartida, é preciso ter tato para dar um feedback: é preciso ser assertivo e objetivo, de modo a promover o crescimento e não criar mágoas.


Saiba escutar

Uma atitude fundamental para estabelecer um bom relacionamento no trabalho, principalmente se a sua posição for de liderança, é saber escutar o que seu time tem a dizer. Ouça conselhos e dicas sobre o trabalho e realmente reflita sobre eles. Saber escutar, mais do que falar, é uma habilidade realmente importante no trabalho, por isso procure aplicá-la mais em sua rotina.


Para aprender mais sobre o assunto e se tornar o profissional que atua na melhora e manutenção desse bom relacionamento, invista em uma especialização. Durante a pós-graduação em Avaliações Psicológicas, você terá contato com conhecimentos técnicos e práticos para atender as demandas da sociedade, pautando seu trabalho nos princípios da qualidade técnica e do rigor ético.


Um profissional que consiga avaliar psicologicamente, dentro desses princípios, será diferencial no seu campo de atuação. Na FGI, profissionais da área podem se atualizar e ganhar amplitude em suas carreiras em apenas 1 ano e 6 meses. Clique aqui e saiba mais.