Quais as tendências em modelo de gestão?


Empresas do futuro antecipam as demandas e se mostram mais competitivas ainda no presente. E para isso, é fundamental que elas saibam como analisar as principais tendências de gestão, que são fundamentais para colocar um passinho na realização de objetivos em curto prazo — antes mesmo de se popularizarem entre a concorrência e outros setores.


No texto de hoje, vamos apresentar as principais tendências em modelo de gestão. Fique atento porque todas elas podem ser implementadas ou aperfeiçoadas em todas as empresas, independente do setor em que atua.

Tendências em modelo de gestão

Autonomia

Focada em fomentar e estimular a autonomia em sua equipe, esse tipo de gestão induz o líder a delegar tarefas importantes e a fortalecer a autoestima dos colaboradores. Consiste em valorizar o indivíduo e dotá-lo de confiança para executar suas atividades com independência. Ou seja, aqui o colaborador é estimulado a tomar decisões por conta própria, com base em informações fornecidas pela equipe ou pelo gestor, aumentando assim a sua responsabilidade com a empresa.

Democracia

Nesse tipo de gestão, há espaço para a contribuição, discussão e alinhamento dos colaboradores, independente de qual cargo ele exerça. O time se reúne para conhecer as questões em pauta, entender suas correlações e então decidir em conjunto o que podem fazer para avançar etapas — inclusive, se necessário, com uma votação objetiva.

Colaboração

Aposta em uma liderança aberta, voltada ao compartilhamento mais do que à imposição. Nesse modelo, o time se distancia do engessamento hierárquico e passa a atuar de maneira mais integrada, emitindo opiniões e concedendo feedbacks.

Sistema remoto

Os colaboradores trabalham de onde preferirem (de casa ou de um coworking, por exemplo) e utilizam o sistema empresarial como um escritório virtual. Essa tendência vinha sendo consolidada aos poucos no país, mas com a presença da pandemia, se tornou usual e prático. Muitas empresas, inclusive, optaram por trabalhar somente de forma remota, sem a presença de um local físico.

Caráter positivo

É baseado no estímulo de um comportamento positivo, atenuando eventuais censuras e maximizando um ambiente compreensivo, instigante e criativo. Nesse modelo, o líder é principalmente responsável por cultivar relacionamentos saudáveis e disseminar valores positivos.

Dados

Atualmente, a tecnologia permite coletar, armazenar e analisar informações dos clientes de várias formas. Isso contribui para que a empresa tome decisões mais assertivas ao lidar com identificação de problemas, oportunidades e soluções.