Qual a diferença entre cooperativas e bancos?


Assim como os bancos, as cooperativas financeiras (ou cooperativas de crédito) são instituições financeiras reguladas pelo Banco Central. Os produtos e serviços oferecidos também são praticamente os mesmos: contas correntes, poupança e outras aplicações, cartões de crédito e débito, linhas de crédito, transferências diversas, pagamentos, seguros, etc.

Mas então, quais são as diferenças entre bancos e cooperativas financeiras? No texto de hoje, vamos apresentar melhor quais são essas disparidades para que você não confunda mais banco com cooperativa. Continue com a gente!

Formação

Enquanto os bancos são sociedades de capital, as cooperativas são sociedades de pessoas com interesses comuns, economicamente organizada de forma democrática, isto é, contando com a participação livre de todos e respeitando direitos e deveres de cada um de seus cooperados, aos quais presta serviços, sem fins lucrativos.

Quem manda

Nos bancos, quem manda são as pessoas que possuem mais ações, carregando consigo o poder de tomar decisões, ou seja, o usuário não influencia. Já nas cooperativas, cada associado tem um voto. Todos os votos têm o mesmo valor e todos participam das decisões da política operacional.

Meios de crescimento

Os meios de crescimentos dos bancos são por meio de competição com a concorrência no mercado. Por outro lado, as cooperativas crescem por cooperações mútuas, quanto mais participações, mais avanço.

Objetivo primário

O objetivo primário de toda e qualquer instituição bancária é lucrar. Oferecem um serviço e cobram pelo mesmo. Ao contrário das cooperativas, que administram os recursos financeiros dos associados de forma vantajosa para todos.

Preços e taxas

Os preços e as taxas bancárias geralmente são altas, muitas vezes sendo até abusivas, já que eles visam lucro. Contudo, nas cooperativas esses valores são até 20% menores, tendo como parâmetro somente os custos e necessidades de reinvestimento.

Resultados

Os resultados dos bancos são os lucros, e estes são divididos apenas entre os acionistas. Já nas cooperativas, os rendimentos positivos são distribuídos entre todos os associados, de acordo com suas respectivas participações.

Comunidade

Os bancos não tem como prioridade os investimentos locais. Ao contrário das cooperativas, que retém os recursos na sua área de atuação (cidade, município), contribuindo com o desenvolvimento local.

6 visualizações0 comentário

Central do aluno

0800 006 0070

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

ENDEREÇO DAS UNIDADES

Goiânia - GO

Unidade de Negócios

AV. T-9, 2.310

Jardim América

Goiânia - GO

Salas 105A a 108A

Condomínio Comercial Inove Intelligent Place

Jataí - GO

Faculdade

Av. Prof. Edvan Assis Melo, 1075

Centro

Jataí-GO

e-MEC  

Trabalhe conosco

CIDADES ATENDIDAS (MBA & PÓS)

Goiás

Goiânia

Jataí

Mineiros

Rio Verde

Rondônia

Vilhena

Mato Grosso

Cuiabá

Água Boa

Primavera do Leste

Querência

Sinop

Bahia

Luis Eduardo Magalhães