Qual a melhor raça para criação de gado: Angus ou Nelore?

A criação de gado bovino no Brasil concentra-se, atualmente, em grandes propriedades, geralmente com mais de mil hectares, mas pauta-se preferencialmente na produção de carne, haja vista que esse produto é o mais valorizado e o mais voltado para a exportação. Dentro destes cenários, várias raças podem ser criadas, mas qual é a melhor? Angus ou Nelore?


A raça Aberdeen Angus é uma das mais conhecidas do Brasil, tendo grande destaque nos mercados de carne bovina nacional e internacional. A qualidade da carne é a principal responsável por esse reconhecimento, já que ela apresenta excelente habilidade para o marmoreio, além de uma cobertura de gordura espessa e uniforme.


Já a Nelore é uma raça de bovinos originária da Índia. Esses animais foram trazidos para o Brasil com o objetivo de melhorar o gado nativo e constituem a raça que mais recebe seleção, resultando em ótimos índices produtivos.

O apreço que recebem dos pecuaristas se deve à rusticidade da raça, que, por apresentar muitas glândulas sudoríparas, adapta-se bem às regiões quentes do Brasil. Além disso, a pelagem é espessa, o que confere boa proteção ao ataque de parasitas — isso significa que o produtor pode ter menos gastos com medicamentos.


Afinal, qual a melhor raça para criação de gado? Angus ou Nelore? A resposta é depende! É possível obter bons resultados e lucros com a criação das duas raças de gado de corte. A verdade é que a decisão mais coerente depende de diversas análises, como: capital disponível, estratégia reprodutiva, clima da região, espaço disponível e objetivos de mercado. Ao responder todos esses tópicos, você chegará a uma resposta final.


Este e outros assuntos importantes são abordados no MBA Gestão Estratégica da Pecuária de Corte na FGI, Faculdade de Gestão e Inovação. Na especialização, o aluno aprende sobre a aplicação de técnicas e procedimentos que possibilitem de forma direta e indireta a reprodução eficiente dos animais.


Com duração de apenas 1 ano e 4 meses, as aulas são mensais e acontecem aos finais de semana no formato ao vivo, entregando uma experiência 100% digital. Ficou interessado(a)? Clique aqui e saiba mais.