Quero ajuda para empreender. Onde posso encontrar?


Em um momento de crise, onde muitas pessoas perdem seus empregos e se veem longe de encontrar outro, empreender parece ser a luz no fim do túnel.

Em uma reportagem da Folha do Noroeste, segundo o Mapa de Empresas do Ministério da Economia, em setembro foram abertos no país, 252.840 negócios a mais do que foram fechados. Em 31 de agosto, havia 19.289.824 empresas ativas. Em 30 de setembro, o número aumentou para 19.542.664. As atividades econômicas de maior destaque foram cabeleireiros, manicure e pedicure; comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios; comércio varejista de bebidas; restaurantes e similares.

Somente no primeiro semestre de 2020, o número de microempreendedores individuais (MEI) no País cresceu 10,2%, na comparação com o mesmo período do ano passado, chegando a 10,3 milhões de registros. Foram 892.988 novas formalizações nos seis primeiros meses do ano, um recorde histórico semestral, segundo dados do Portal do Empreendedor, do governo federal.

A expectativa é que, até o final do ano, o Brasil registre o maior número de empreendedores da história. Mas onde buscar ajuda pra começar o próprio negócio? No texto de hoje vamos falar mais sobre isso. Fique com a gente!

SEBRAE

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada sem fins lucrativos. É um agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, criado para dar apoio aos pequenos negócios de todo o país. Presente em todo o país, a entidade conta com cursos que auxiliam as pessoas que querem abrir uma empresa e não sabem por onde começar.

AJUDE O PEQUENO

Ajude o pequeno é uma plataforma completa com conteúdos voltados para os pequenos negócios. Além disso, conta com um marketplace que ajuda o usuário a vender, oferecendo opções de delivery e entrega.

AJUDE UM EMPREENDEDOR

Ajude um empreendedor é uma plataforma completamente gratuita, onde empreendedores de todas as áreas podem cadastrar seus produtos em estoque à procura de compradores. No site é possível listar empreendedores que contam com produtos e serviços para pronta entrega. Não há intermediários, o contato ocorre diretamente entre produtor e comprador. Após realizar a compra dos seus produtos e serviços, o pagamento e entrega deve ser acordado diretamente entre o comprador e fornecedor.