Relações do Direito Civil com o Agronegócio


O direito civil é a área do direito privado que trata das relações entre os cidadãos no âmbito particular. Ele estabelece direitos e impõe obrigações no campo dos interesses individuais. O Direito Civil é uma ciência social que regula a vida do homem na sociedade, e não seria possível essa convivência social harmônica, sem regras que regulam tal comportamento.


Suas regras determinam, por exemplo, o casamento, herança, direito do nascituro, e outros temas recorrentes no dia a dia de todos nós, como sociedade. Assim, o Direito Civil acompanha o cidadão desde o nascimento até a morte, passando por várias outras etapas da vida do indivíduo. No âmbito do agronegócio, o direito civil atua na proteção do empresário e produtor rural, pacificando os conflitos sociais, garantindo ao jurisdicionado a confiança na aplicabilidade e correção das decisões que emite.


Entretanto, a especialização de profissionais jurídicos no âmbito agrário ainda é escassa. O agronegócio abre um núcleo de desafios cada vez mais específicos na sociedade. A evolução do Direito acompanha a demanda de resoluções jurídicas para problemas agrários que ultrapassam o limite do campo e dos pastos.


Em um país como o Brasil, onde o Direito se faz a cada dia mais evolutivo e poderoso, e onde o agronegócio fomenta tanto a economia, esses dois nichos do conhecimento são potencialmente grandes aliados em nosso país. Nesse sentido, têm surgido maiores e mais vastas oportunidades para especializações para quem deseja trabalhar na área.


No módulo ‘Relações do Direito com o Agronegócio: Cívil’ do MBA Contabilidade, Auditoria e Perícia do Agronegócio, o aluno aprende as legislações ligadas às relações privadas de pessoas, seus bens, direitos e obrigações no Agronegócio. Com duração de menos de 1 ano e meio, as aulas são mensais e acontecem aos finais de semana no formato ao vivo. Ficou interessado(a)? Clique aqui e saiba mais.

whatsapp-logo-1.png