Retrospectiva do Agronegócio em 2020


Em 2020, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) completou 160 anos de existência e precisou enfrentar uma situação bem atípica: os efeitos sem precedentes de uma crise mundial representada pelo Novo Coronavírus.


Esse grande desafio impulsionou o setor a olhar para o futuro e planejar, desde o início, as medidas para garantir o abastecimento de alimentos, manter em funcionamento os serviços essenciais, como a fiscalização sanitária, e diminuir os impactos sobre a renda dos produtores rurais, sobretudo dos pequenos e médios. No texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre a retrospectiva do agronegócio em 2020. Continue com a gente!

Retrospectiva

Desde que foi preciso adotar medidas de isolamento no país, muitos setores foram atingidos. No entanto, o agronegócio, surpreendentemente, segurou a economia brasileira. Sendo assim, o agro contribuiu significativamente para a retomada da economia, a sustentação do emprego e da renda e a manutenção dos fluxos de exportação.


Com recursos de R$ 236,5 bilhões, o Plano Safra 2020-2021 destacou a sustentabilidade na agricultura e também incentivou a retomada econômica ao oferecer financiamento com juros mais baixos, priorizando mais uma vez pequenos e médios produtores rurais. Também tiveram destaque neste ano programas de assistência técnica e a regularização fundiária, que avançou, com a entrega de mais de 65 mil títulos.


O Brasil continuou a ampliar seu potencial agroambiental, com recorde de registro de defensivos agrícolas biológicos. Em 2020, além das tecnologias do Plano ABC, novas iniciativas como o Programa Nacional de Bioinsumos, o PronaSolos, o CAR Dinamizado, ferramenta para os estados procederem aos programas de regularização ambiental, reforçaram essa vocação.


Em relação aos plantios, o setor da soja viveu um dos momentos mais espetaculares de sua história, apesar do ano diferente e desafiador. Além de colher a maior safra de todos os tempos e, de quebra, se tornar o maior produtor mundial do grão, os produtores viram os preços da saca atingirem patamares inéditos.


A cultura, que há muito tempo já é a principal cultura agrícola do país, se coloca - cada vez mais - na liderança mundial, não só na exportação, mas também na produção. Diversos fatores favoráveis, como demanda e câmbio, possibilitaram a celebração de alguns recordes, tanto em oferta como em valores.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Central do aluno

0800 006 0070

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

ENDEREÇO DAS UNIDADES

Goiânia - GO

Unidade de Negócios

AV. T-9, 2.310

Jardim América

Goiânia - GO

Salas 105A a 108A

Condomínio Comercial Inove Intelligent Place

Jataí - GO

Faculdade

Av. Prof. Edvan Assis Melo, 1075

Centro

Jataí-GO

CIDADES ATENDIDAS (MBA & PÓS PRESENCIAIS)

Goiás

Goiânia

Jataí

Mineiros

Rio Verde

Rondônia

Vilhena

Mato Grosso

Cuiabá

Água Boa

Primavera do Leste

Querência

Sinop

Bahia

Luis Eduardo Magalhães

e-MEC  

Trabalhe conosco