RLP: entenda tudo sobre o amplio de liquidez no mercado


De forma geral, RLP, ou Retail Liquidity Provider, é um mecanismo recente no mercado nacional para negociações na bolsa de valores brasileira, a B3. Ou seja, é um mecanismo de negociação adotado pela B3 que promete maior liquidez e melhores condições de preço para o mercado.

O recurso foi desenvolvido pela própria B3 em 2019, baseado na ferramenta utilizada no mercado norte-americano. O modelo, que em português significa Provedor de Liquidez para o Varejo, permite que a corretora ou atue como contraparte das negociações. A partir daí, pode promover melhores condições de liquidez para as operações, no melhor preço de mercado para os investidores pessoas físicas.


Isso é possível por conta da liberdade fornecida às instituições financeiras que operam junto ao investidor. Elas poderão elaborar suas próprias propostas para as ordens de negociação, com base nos melhores preços disponíveis no momento. Assim, ao possibilitar que a agência se torne uma contraparte direta das negociações, o RLP permite que o cliente de varejo possa ter acesso às melhores propostas, com maiores chances de lucro.


Além disso, embora seja um recurso que se popularizou entre corretoras, outras companhias também podem utilizar esse sistema, como bancos de investimento ou bancos múltiplos. No entanto, a contratação do RLP não é obrigatória, e os investidores podem optar, ou não, por ativar o recurso em suas corretoras.


Em resumo, o RLP é uma facilidade para quem deseja atuar nos mercados agressivos, possibilitando a venda em grandes lotes e com garantia de preço, igual ou superior ao aplicado no mercado de ofertas.


Para quem já está acostumado com investimentos em minicontratos, sabe que a liquidez pode ser um problema: o investidor fica refém do processo de vendas (ou compra) em lotes menores, aplicando um preço para cada lote.Porém, com o RLP, esse problema é resolvido. A corretora (ou o banco) atua na compra ou venda desses lotes, permitindo que a operação seja realizada de uma única vez.