Saiba como funciona a Pecuária Brasileira no mundo

A pecuária brasileira é considerada uma das mais produtivas em todo o mundo. Além de ser um dos maiores exportadores de carne bovina, o país também se destaca na criação de aves, que compõem mais de 70% do efetivo dos rebanhos brasileiros, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Os fatores que contribuíram na pecuária brasileira para o aumento das exportações brasileiras nos últimos anos são: aspectos sanitários; melhoria na qualidade e precocidade do rebanho brasileiro, em relação às décadas anteriores; maior demanda de alimentos pelos mercados emergentes, tais como Rússia, Oriente Médio, Ásia e Europa Oriental; e menor custo de produção do produto nacional em relação aos seus maiores concorrentes, como Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Uruguai e Argentina.


O Brasil hoje tem meios para manter sua hegemonia na exportação de carne bovina e ganhar ainda mais destaque na pecuária mundial. Sua principal vantagem é a expansão vertical (ou seja, sem desmatamento), pelo incremento da produtividade e consequente produção.


Para isso, o país precisa melhorar os aspectos de segurança alimentar, sanitária e certificação de processos e de qualidade de origem (rastreabilidade) do rebanho. Sem isso há o risco de se perder o resultado conquistado no mercado internacional.


Vale salientar que a pecuária brasileira, atividade pertencente ao setor primário da economia, é uma das principais áreas em termos de produção de riqueza no país, estando cada vez mais interligada ao meio industrial e mais dependente das transformações nas técnicas e nos recursos tecnológicos.


Este e outros assuntos importantes são abordados no MBA Gestão Estratégica da Pecuária de Corte na FGI, Faculdade de Gestão e Inovação. Na especialização, o aluno aprende sobre a aplicação de técnicas e procedimentos que possibilitem de forma direta e indireta a reprodução eficiente dos animais.


Com duração de apenas 1 ano e 4 meses, as aulas são mensais e acontecem aos finais de semana no formato ao vivo, entregando uma experiência 100% digital. Ficou interessado(a)? Clique aqui e saiba mais.