top of page

Saiba quais são as principais matérias abordadas em Administração


A grade curricular do curso de Administração engloba um pouco de cada coisa, desde economia, gestão de pessoas até responsabilidade social. Tudo para preparar o aluno, de forma completa, para a vivência no mercado de trabalho.


Sendo assim, a grade curricular promove uma formação integral do futuro administrador de empresas. O profissional precisa desenvolver a capacidade de superar diversos tipos de desafios que envolvem decisões estratégicas, o desenvolvimento de táticas e a solução de problemas com antecipação em uma empresa.


Geralmente, no início do curso, a grade de Administração é composta por: antropologia, contabilidade, direito, economia, estatística, ética, filosofia, matemática, política, psicologia e sociologia. No entanto, nos primeiros semestres, os alunos já têm contato com conteúdos específicos da Administração.


Entre as matérias específicas estão: finanças e orçamentos; materiais, produção e logística; mercado e marketing; planejamento estratégico; recursos humanos; responsabilidade social e terceiro setor; serviços; sistemas de informações e teoria da administração e das organizações.


Além disso, há ainda os estudos qualitativos e suas tecnologias, cujas disciplinas deste campo do currículo visam colocar em prática estratégias e procedimentos da Administração. Veja alguns exemplos: contabilidade e análise de custos; metodologia da pesquisa científica, métodos quantitativos e qualitativos; modelos matemáticos e estatísticos; pesquisa de mercado; tecnologia e inovação.


Uma parte da carga horária do curso é destinada a disciplinas optativas, que o estudante pode escolher para direcionar sua formação. O objetivo é enriquecer o perfil profissional com matérias de diferentes áreas. Algumas matérias são: administração de cooperativas; administração pública; antropologia organizacional; educação corporativa; empreendedorismo; gestão de comércio exterior; gestão e sustentabilidade; gestão pública; língua brasileira de sinais e organização de serviços de saúde.


Sendo assim, para resumir, a graduação em Administração é um bacharelado com duração média de quatro anos. Nos primeiros semestres a formação é mais generalista e introdutória. As disciplinas apresentam noções de Administração, Contabilidade, Direito, Matemática e Economia.


Os anos seguintes são focados no aprofundamento dos temas anteriores e na incorporação das disciplinas da Administração, normalmente divididas em vários módulos ao longo da faculdade. Além de toda a carga teórica, a formação é permeada por atividades como análise de casos e apresentação de seminários.


Na FGI, Faculdade de Gestão e Inovação, a graduação em Administração prepara os profissionais para gerenciar as novas organizações e gerar resultado em uma realidade extremamente competitiva. Durante o curso, há o trabalho conjunto de professores e alunos para conceituação, implementação e análise de resultados de cada um, sempre unindo o conteúdo teórico com a prática. O curso tem duração de 4 anos. Saiba mais aqui.


WhatsApp.svg.webp
bottom of page