Saiba quais são os campos de atuação de um administrador

O administrador pode trabalhar em todos os setores econômicos e em empresas de todo porte. As suas principais áreas de atuação são: gestão financeira, administração de gestão, planejamento estratégico, marketing, logística e vendas. No texto de hoje, vamos falar mais sobre o assunto. Fique com a gente!


Financeiro

É a área que lida com a coordenação dos recursos e patrimônio de uma companhia. É papel desse ramo cuidar do planejamento e controle de gastos, sempre visando a melhorar seus resultados no mercado. A ideia é usar de maneira mais inteligente os recursos disponíveis, bem como fundamentar as decisões em dados contábeis reais e atualizados. Quando bem executada, a empresa consegue aumentar seus lucros e crescer de maneira sólida.


Gestão

A gestão administrativa pode ser entendida como a base para todos os processos operacionais e gerenciais de uma companhia. Visa encontrar uma forma racional de projetar uma organização do seu negócio como um todo. Normalmente, a gestão administrativa tem como objetivo estabelecer uma estrutura administrativa organizada. Com uma divisão do trabalho e delegações de poderes entre os funcionários, determinando de forma clara as suas responsabilidades.


Planejamento Estratégico

Planejamento estratégico é um conceito comum no âmbito da administração, que significa o ato de pensar e fazer planos de uma maneira estratégica. É uma área do planejamento empresarial, que facilita a gestão de uma empresa. O planejamento estratégico auxilia na definição de objetivos e estratégias para alcançar esses objetivos, sendo por isso, uma parte crucial do empreendedorismo.


Marketing

A administração de marketing é o planejamento, execução, controle e supervisão das estratégias, campanhas e ações de marketing em uma empresa. Seu objetivo é aumentar a visibilidade do negócio, reforçar o branding diante do público-alvo, conquistar mais consumidores e zelar pela marca.


Logística

Logística é a área da administração responsável pelo transporte e armazenamento de produtos que serão comercializados, responsável pelo planejamento, controle de fluxo, armazenagem de matéria-prima, estoque, produção e distribuição. As principais atividades da logística são: armazenagem, recebimento e transporte. A logística é responsável pelo gerenciamento da cadeia de abastecimento, desde a armazenagem de material até a entrega do produto ao cliente.


Vendas

A administração de vendas é um setor importante nas empresas, dado que é onde se administram os custos dos produtos e preço dos serviços e se determina o faturamento da empresa, garantindo, assim, o lucro da empresa e a sua permanência no mercado.


Esse tipo de assunto e muito mais, você encontra na FGI, Faculdade de Gestão e Inovação, com a graduação em Administração prepara os profissionais para gerenciar as novas organizações e gerar resultado em uma realidade extremamente competitiva. Durante o curso, há o trabalho conjunto de professores e alunos para conceituação, implementação e análise de resultados de cada um, sempre unindo o conteúdo teórico com a prática. O curso tem duração de 4 anos. Para saber mais, clique aqui.