top of page

Saiba quais são os sistemas de produção agrícola


Os sistemas de produção agrícola definem como os seres humanos desenvolvem a agricultura de acordo com o índice e a área cultivada. São sete diferentes sistemas de produção agrícola que contribuem não somente para o alcance de melhores resultados, mas também para elevar a qualidade dos alimentos. Esse tema será abordado no texto de hoje, continue com a gente.


Agricultura orgânica

A agricultura orgânica é o processo de produção agrícola que não utiliza agrotóxicos e que tem por objetivo a promoção, restauração e manutenção da biodiversidade. Além do uso de fertilizantes e adubação naturais, a agricultura orgânica também tem como um dos seus pilares a sustentabilidade, ou seja, o uso racional de recursos e técnicas adaptáveis à realidade local.


Agricultura biológica

O sistema de agricultura biológica tem como fundamento o uso de boas práticas na exploração da atividade. É um método de produção agrícola que promove a saúde do ecossistema de maneira holística. Acima de tudo, a agricultura biológica visa otimizar não apenas o ambiente da propriedade, mas também o bem-estar dos seres humanos e animais.


Nesse cultivo, não se utilizam fertilizantes, pesticidas ou inseticidas sintéticos. O controle da lavoura é feito com técnicas naturais que reduzem a incidência de doenças e aumentam seu desempenho. Um ótimo exemplo de exploração consciente da terra.


Agricultura familiar ou de subsistência

É um sistema de produção agrícola desenvolvido por famílias, em pequenas propriedades rurais, cuja produção é destinada à sua própria subsistência. Trata-se de uma prática de extrema relevância para a economia mundial, tendo em vista que representa 80% da produção de alimentos.


Agricultura comercial ou moderna

A agricultura moderna ou comercial é o sistema de plantio que tem a tecnologia como ponto central de todas as suas ações. Utiliza em seu favor os recursos mais eficientes disponíveis no mercado — máquinas, matéria-prima, sementes, fertilizantes.


O objetivo é alcançar a máxima produtividade. Além disso, a agricultura comercial caracteriza-se por desenvolver a monocultura. Ela demanda grandes propriedades e conta com pouca presença da mão de obra humana.


Agricultura regenerativa

A agricultura regenerativa fundamenta-se no conceito de produzir e, ao mesmo tempo, recuperar os solos. É um dos sistemas de produção agrícola que visa manter o equilíbrio de toda a produção alimentar, promovendo a regeneração do ambiente.


Agricultura sintrópica

A agricultura sintrópica é um sistema de produção agrícola focado no cultivo agroflorestal. Ela tem como propósito conciliar o cultivo agrícola com as estruturas de mata nativa. Em outras palavras, esse método de cultivo explora a terra sem que seja necessário desmatamento ou expulsão da fauna. Ela busca o equilíbrio do meio ambiente e a garantia de melhores condições do solo, o que vai refletir na qualidade dos produtos ao final da colheita.


Agricultura biodinâmica

Agricultura biodinâmica é o sistema de produção agrícola que enxerga a propriedade como um organismo vivo. Dessa forma, suas atividades são planejadas e desenvolvidas de maneira que não comprometam o ambiente.


Há um cuidado com os elementos internos e externos da área explorada. Essa metodologia não utiliza adubos químicos, sementes transgênicas e herbicidas — são técnicas que visam restabelecer os ciclos naturais e as espécies daquele cenário.


A Faculdade de Gestão e Inovação oferece a graduação em Gestão do Agronegócio com o objetivo de formar, em 3 anos de curso, profissionais para o desafio de transformar, gerar resultados em vendas e descobrir novas formas de empreendedorismo e liderança no agronegócio.


Com aulas teóricas e práticas, o aluno consegue expandir seu conhecimento e aplicá-lo no seu dia a dia, melhorando a atuação na sua empresa. Seja um dos líderes do mercado agro! Clique aqui e se inscreva.


WhatsApp.svg.webp
bottom of page