Saiba quais são os tipos de orientação profissional


A orientação profissional é o processo de aconselhamento para uma pessoa que precisa tomar decisões relacionadas com a profissão. O caso mais comum é a escolha de um curso superior. A partir de um acompanhamento breve, mas bem focado, ela pode te ajudar a descobrir a oportunidade de carreira mais acertada para seguir. Mas quais são os tipos de orientação profissional? No texto de hoje, vamos falar mais sobre o assunto.


Início da vida profissional

No início da vida profissional o indivíduo precisa tomar uma atitude em relação a sua carreira profissional. Para ajudá-lo nesse processo, a pessoa pode investir em orientação profissional, ou seja, em conversas e testes vocacionais para tentar desvendar quais são as atividades profissionais indicadas para o seu perfil.


Carreira estagnada

Em um determinado momento da carreira, algumas pessoas se sentem insatisfeitas e desejam mudar o rumo da sua vida profissional. Geralmente, isso é causado pela falta de compatibilidade dos interesses profissionais com a atividade que está exercendo no momento.


Por se sentir decepcionado com o rumo da sua carreira, a orientação profissional pode ser uma ótima oportunidade para descobrir quais são os motivos que estão impedindo que você evolua na sua carreira, além de encontrar uma solução para o problema.


Carreira em ascensão

Os profissionais que estão em uma carreira em ascensão, alcançando suas metas e objetivos, podem contar com a orientação profissional para continuar mantendo o seu alto desempenho e conquistas.


Troca de carreira

Quando o profissional está cansado da atividade que desenvolve, a rotina de trabalho não lhe dá mais prazer e os resultados não são mais satisfatórios, geralmente, pensa em mudar de carreira.


Para evitar que o indivíduo cometa equívocos que possam comprometer sua vida profissional, qualidade de vida, estabilidade e segurança, a orientação profissional desenvolve o tema com o orientado.


Durante o processo são levados em consideração tanto os ganhos quanto as perdas que envolvem a troca de carreira para evitar que o indivíduo venha a se arrepender ou ter surpresas desagradáveis.


Decidir entre descansar ou diminuir o ritmo do trabalho

Depois de muitos anos de trabalho, algumas pessoas ficam na dúvida entre descansar para preservar a sua qualidade de vida e saúde ou se dedicar a outras atividades que sejam menos desgastantes.


Escolher a orientação profissional neste momento da vida é importante para ajudá-lo a tomar uma decisão mais acertada, exaltando as suas melhores conquistas, mas também propondo alternativas para você lidar com esse momento da sua carreira.


A Faculdade de Gestão e Inovação oferece a pós-graduação em Avaliações Psicológicas com o objetivo de fornecer ao psicólogo uma capacitação técnica, teórica, prática e atualizada acerca dos testes de Avaliação Psicológica.


O curso dura 1 ano e 6 meses, é 100% digital e os encontros acontecem mensalmente aos finais de semana, uma oportunidade perfeita para quem não tem tempo durante os outros dias. Se você quer se preparar para ser um profissional renomado em uma das áreas mais promissoras do país, acesse aqui e entre em contato com a gente!