Saiba tudo sobre a contabilidade digital

A contabilidade digital representa a otimização dos serviços contábeis por meio da internet e softwares online, agregando conceitos como a automação, inteligência artificial e análise de dados ao trabalho do contador.


Perceba que falamos em agregar a tecnologia à profissão, e não substituir pessoas por computadores e algoritmos, como se temia no início das mudanças. Na realidade, a era digital não representa uma ameaça, mas sim um universo de oportunidades que se abre aos contadores.


Basicamente, o objetivo é digitalizar os processos contábeis para aumentar a eficiência e agilidade, melhorando a conexão entre o contador e o cliente. Essa nova categoria de serviços chegou ao Brasil por volta de 2015, e não deve ser confundida com a chamada “contabilidade faça-você-mesmo”, que oferece softwares genéricos e massivos a um custo baixíssimo.


Sendo assim, a contabilidade digital pode ser definida como o uso da tecnologia a favor dos serviços contábeis, de modo que contribua para a sua otimização e automação. A contabilidade digital tem como base a utilização da internet e de softwares online que contribuem para que os processos contábeis se tornem mais rápidos, dinâmicos e seguros.


Dentro desse conceito, o uso de inteligência artificial e a análise de dados fornecem aos contadores mais precisão na hora de executarem os seus serviços, diminuindo (ou mesmo eliminando totalmente) as chances de erros.


Para os clientes, há menos guarda, envio e recebimento de documentos impressos, já que todos os processos são realizados digitalmente. Isso traz mais eficiência para a sua gestão e otimização de tempo.


A contabilidade digital funciona com base na internet e em soluções tecnológicas que atendem a esse segmento. Por meio de sistemas específicos, tais como ERPs, que são softwares que promovem a integração de diferentes sistemas, os contadores têm acesso fácil e rápido a todas as informações que precisam dos seus clientes.


Esses, por sua vez, também utilizam essas soluções para enviar aos profissionais todos os dados referentes à contabilidade do seu negócio. Com isso, ambos os lados têm acesso fácil aos mais diferentes dados, podendo consultar, exportar ou enviar documentos, e realizar diversos outros processos.


Neste cenário de tecnologia, a FGI oferece a Graduação em Ciências Contábeis que, durante os 4 anos, leva em consideração todas as inovações educacionais e da carreira do futuro profissional em contabilidade.​​


O programa é voltado para profissionais e futuros profissionais que têm como desafio trabalhar a contabilidade nas suas diversas especificações, tais como: planejamento contábil comercial, industrial, rural, bancário e público, auditoria e análise contábil. Clique aqui e saiba mais.