Saiba tudo sobre Acompanhamento Funcional

A avaliação de desempenho é uma ferramenta importante de gestão de pessoas que corresponde à uma única análise sistemática do desempenho do profissional em função das atividades que realiza, das metas estabelecidas dos resultados alcançados e do seu potencial de desenvolvimento, é um processo que serve para julgar o valor, a excelência e a qualidade de uma pessoa e a contribuição para o negócio da organização.


Dito isso, o Acompanhamento Funcional consiste em atendimentos individuais que têm por objetivo acolher, orientar e acompanhar o servidor que apresenta dificuldades no trabalho, advindas de questões pessoais, do relacionamento com seus pares e/ou chefia ou de incompatibilidade entre as atividades desempenhadas e o perfil profissional do servidor.


O Acompanhamento Funcional acontece também como parte do processo de remoção, de readaptação funcional e de avaliação no período de estágio probatório, quando há encaminhamento por parte da Comissão de Avaliação de Desempenho.


O Acompanhamento Funcional compõe o Plano de Ações do Departamento de Recursos Humanos ligadas à Qualidade de Vida no Trabalho. Esse plano é constituído por ações dirigidas ao reconhecimento, à motivação, ao desenvolvimento de competências, à satisfação pessoal, à melhoria nas condições de trabalho, à promoção de saúde e às boas relações interpessoais.


Sendo assim, o Acompanhamento Funcional é uma modalidade de atendimento ao trabalhador que constitui um espaço de escuta, desenvolvimento, problematização, contextualização e busca conjunta de alternativas para as dificuldades enfrentadas no cotidiano de trabalho.


Tem como objetivos estimular o protagonismo do trabalhador, qualificar as relações e a organização do trabalho, viabilizar o acesso à rede de serviços e promover a saúde e segurança no trabalho.


A Faculdade de Gestão e Inovação oferece a pós-graduação em Avaliações Psicológicas com o objetivo de fornecer ao psicólogo uma capacitação técnica, teórica, prática e atualizada acerca dos testes de Avaliação Psicológica.


O curso dura 1 ano e 6 meses, é 100% digital e os encontros acontecem mensalmente aos finais de semana, uma oportunidade perfeita para quem não tem tempo durante os outros dias. Se você quer se preparar para ser um profissional renomado em uma das áreas mais promissoras do país, acesse aqui e entre em contato com a gente!