Tendências do agronegócio para 2021


O mercado de produtos agrícolas está passando por um grande momento de transformação. A evolução da biotecnologia, o aumento do consumo consciente, a preocupação com a sustentabilidade e a automação no campo são alguns fatores que impulsionam a transformação no agronegócio e exigem que produtores agrícolas se adaptem às novas tendências e necessidades do mercado.


Para que essa transição seja feita com agilidade e estratégia, é preciso, antes de qualquer ação, conhecer as tendências do ano para o agronegócio. Fique com a gente!


Inteligência Artificial


A Inteligência Artificial (IA) já está ganhando espaço e, em 2021, deve se consolidar ao lado do aprendizado de máquina. Uma das aplicações da IA no campo, por exemplo, acontece na parte de diagnósticos e previsibilidade, antecipando situações indesejáveis e fazendo recomendações em tempo real para as máquinas, no sentido de evitar desperdícios, promover economias e otimização de produtividade.


Equipamentos autônomos


Na indústria, já é comum a visão de fábricas com montagem de produtos robotizada, mas, no campo, essa tecnologia ainda está caminhando para uma aplicação prática. No entanto, na agricultura, o uso de equipamentos sem cabine e controlados por computador ou por GPS devem ganhar mais espaço com o objetivo de otimizar o desempenho, reduzindo a necessidade de mão de obra qualificada e aumentando a produtividade.


Drones


O emprego de drones no campo permite monitorar cada metro quadrado de uma plantação com muito mais facilidade, agilidade e eficiência. São utilizados para realizar o acompanhamento da plantação, auxiliar na detecção de pragas, doenças e focos de incêndio, além de ser muito útil para a demarcação de áreas para novos plantios.


Fertilizantes sustentáveis


Os fertilizantes sustentáveis não provocam nenhum tipo de dano ambiental e ainda contribuem para a preservação de recursos naturais, fornecimento de maior quantidade de nutrientes, melhoria da qualidade do solo e melhor desempenho da planta.


Rastreabilidade de produtos


Com indústrias e consumidores mais exigentes, o mercado de produtos agrícolas já oferece sistemas de rastreabilidade que possibilitam o controle e monitoramento do trabalho das propriedades produtoras, o que ajuda a assegurar a procedência dos produtos.


Biotecnologia


Para o mercado de produtos agrícolas, a biotecnologia permite o desenvolvimento de sementes transgênicas, muito mais resistentes à pragas e doenças, que dispensam o uso excessivo de pesticidas, reduzem perdas e aumentam a produtividade das lavouras.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Central do aluno

0800 006 0070

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

ENDEREÇO DAS UNIDADES

Goiânia - GO

Unidade de Negócios

AV. T-9, 2.310

Jardim América

Goiânia - GO

Salas 105A a 108A

Condomínio Comercial Inove Intelligent Place

Jataí - GO

Faculdade

Av. Prof. Edvan Assis Melo, 1075

Centro

Jataí-GO

CIDADES ATENDIDAS (MBA & PÓS PRESENCIAIS)

Goiás

Goiânia

Jataí

Mineiros

Rio Verde

Rondônia

Vilhena

Mato Grosso

Cuiabá

Água Boa

Primavera do Leste

Querência

Sinop

Bahia

Luis Eduardo Magalhães

e-MEC  

Trabalhe conosco