Testes psicológicos e seus segredos


Os testes psicológicos são ferramentas para avaliação de personalidade e comportamentos de uma pessoa. Por meio deles é possível identificar se um candidato a uma vaga, por exemplo, está alinhado à cultura da empresa e se tem as habilidades necessárias para ocupar o cargo que se interessou. Também é possível saber se uma pessoa está apta para o processo de obtenção da CNH ou se está pronta para uma cirurgia.


Segundo a psicóloga Aline Mantellatto, os testes psicológicos são construídos cientificamente através de etapas teóricas, experimentais e estatísticas e podem levar anos, para que somente posteriormente a isto, possam ser validados e liberados para uso.


O uso, elaboração e comercialização deles é regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), que define que os testes psicológicos são instrumentos de avaliação ou mensuração de características psicológicas compete a um psicólogo, que segue o manual referente ao teste aplicado e é comprometido com a ética profissional, visto que deverá fazer uso dos resultados somente para a finalidade em questão.


Os tipos de teste podem variar. No mercado, há muitos deles e o psicólogo tem o poder de escolher aquele que mais se encaixa com a finalidade do processo. Existem os seguintes testes: palográfico (evidencia os aspectos da personalidade), quati (investiga quais são as tendências comportamentais), teste de atenção concentrada (mede o nível de concentração de uma pessoa durante a realização de uma tarefa), dentre outros.


Por fim, a dica para que todos esses testes sejam realizados de forma eficiente é: prepare-se tecnicamente. Mesmo que um teste seja muito bom em seus resultados, o mais importante é aplicá-lo e analisá-lo de forma cautelosa, por profissionais capacitados para essa função.


A Faculdade de Gestão e Inovação oferece a pós-graduação em Avaliações Psicológicas com o objetivo de fornecer ao psicólogo uma capacitação técnica, teórica, prática e atualizada acerca dos testes de Avaliação Psicológica.


O curso dura 1 ano e 6 meses, é 100% digital e os encontros acontecem mensalmente aos finais de semana, uma oportunidade perfeita para quem não tem tempo durante os outros dias. Se você quer se preparar para ser um profissional renomado em uma das áreas mais promissoras do país, acesse aqui e entre em contato com a gente!