top of page

TI no agronegócio: saiba quais são os benefícios para o produtor rural


Com a evolução da digitalização na agricultura e o surgimento acelerado de novas tecnologias e softwares, a presença dos profissionais de TI no agronegócio é cada vez mais exigida. Agrônomos, veterinários e zootecnistas atualmente dividem espaço com aqueles que dominam a linguagem da programação.


Uma pesquisa, publicada pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), mostra que 84% dos agricultores brasileiros utilizam algum tipo de tecnologia como ferramenta de suporte. Esse número cresce a cada ano, fazendo com que o programador se torne um aliado no desenvolvimento de soluções para o agronegócio. Mas quais são os benefícios para o produtor rural? No texto de hoje, vamos falar mais sobre o assunto.


Eficiência

Os sistemas informatizados conseguem processar volumes massivos de dados, tornando possível automatizar os processos produtivos e ganhar mais eficiência. As ferramentas de TI no agronegócio permitem ao produtor coletar informações relevantes e tomar ações corretivas a tempo, além de lidar rapidamente com demandas, que envolvem, por exemplo: melhor data para plantio, momento de venda e problemas na logística. Esses conhecimentos viabilizam também melhores decisões estratégicas.


Controle de produção

A TI no agronegócio melhora os controles da produção, já que muitos processos produtivos são manuais e onerosos. Com isso, a entrega de um produto ao consumidor final pode demorar bastante. O emprego das novas tecnologias facilita todo esse trabalho. Ganham-se também melhores rotinas de controle, pois os sistemas de informação conseguem registrar as datas e os profissionais com as fontes de dados. Assim, o produtor passa a ter mais previsibilidade nas demandas.


Armazenamento de dados

Os dados representam o ativo mais crítico dos modelos de agronegócio, sendo uma inteligência empresarial que pode resolver muitos problemas do mercado. Diante disso, é interessante conhecer um pouco mais sobre políticas de backup e sincronização de informações e criptografia. Dessa forma, consegue-se armazenar a informação relevante para os produtores em infraestruturas de TI no agronegócio seguras e confiáveis.


Redução de custos

As tecnologias para o agronegócio aceleram bastante as rotinas de produção. Existem muitos programas e aplicativos para registrar, organizar e catalogar as informações importantes para os produtores e partes interessadas. Com isso, reduz-se os custos operacionais, pois a execução dos processos ocorre de maneira mais rápida. Isso gera mais tempo livre para melhorias na logística, qualidade e distribuição dos produtos para o produtor rural.


Aumento da competitividade

Para se manter competitivo no mercado, é preciso investir em novas tecnologias. No agronegócio, não poderia ser diferente: as ferramentas de TI no agronegócio podem otimizar todas as tarefas dos profissionais envolvidos nos processos produtivos. Vale lembrar também a importância de novas tendências, como blockchain, cloud híbrida e chatbots, e de estudar maneiras de aplicá-las à realidade dos empreendimentos.


Este e mais outros assuntos importantes e estratégicos para o produtor rural podem ser encontrados na especialização da FGI. A Faculdade de Gestão e Inovação oferece o MBA Gestão Estratégica do Agronegócio com o objetivo de formar profissionais completos e diferenciados para atuarem no agronegócio, proporcionando a descoberta de formas de gestão de fazendas e empresas do agronegócio.


Com aulas teóricas e práticas, o aluno consegue expandir seu conhecimento e aplicá-lo no seu dia a dia, melhorando a atuação na sua empresa. O curso dura apenas 1 ano e meio, é 100% digital e os encontros acontecem mensalmente aos finais de semana no formato ao vivo, uma oportunidade perfeita para quem não tem tempo durante os outros dias. Seja um dos líderes do mercado agro! Clique aqui e se inscreva.

WhatsApp.svg.webp
bottom of page