top of page

Transformação Digital no Agronegócio


Colheitas perdidas, estratégias baseadas em “achismos” e muita dor de cabeça são coisas que ficaram no passado. O agronegócio também viu seus setores evoluírem e se tornarem adeptos da tecnologia.

A ciência de dados e a inovação digital são elementos importantes no segmento de agronegócios, pois permitem melhorar, de maneira sustentável, a eficiência das operações e, ao mesmo tempo, capacitar os agricultores a tomar melhores decisões.

Por isso, a tecnologia empregada no campo tem sido determinante para que a agricultura brasileira alcance o patamar atual. A evolução é contínua e agora se consolida uma nova era de tecnologia agrícola originada pela quarta revolução industrial, que mudará a vida das pessoas, o modo que elas trabalham e se relacionam.

Agricultura 4.0

Caracterizada pelo amplo aproveitamento dos avanços tecnológicos por toda a cadeia, sempre com foco na produtividade, sem descuidar do respeito ao meio ambiente e à saúde pública, a agricultura 4.0 veio para ficar.

Ela se baseia em conteúdo digital por meio do processamento do grande volume de dados que vêm sendo produzidos em todas as áreas que contribuem com o desenvolvimento agrícola, tais como a biotecnologia, as mudanças climáticas, as geotecnologias, as ciências agrárias e a nanotecnologia.

Através desses dados, é possível gerar conhecimentos que serão aplicados em todos os elos da cadeia produtiva, desde a pré-produção, passando pela produção até a fase de pós-produção.

Um exemplo que está se disseminando no Brasil é o da multinacional Lallemand, que por meio de pesquisa e desenvolvimento, entregou no mercado produtos biológicos que, ao serem aplicados na plantação, proporcionam diversos benefícios. Um deles é a ativação do sistema de defesa da planta, o que torna desnecessário o uso de agrotóxicos.

Importância do digital no Agronegócio

Soluções eficientes de IoT, Machine Learning, Big Data e Inteligência Artificial têm sido usadas em sensores, aplicativos, softwares e até máquinas de colheita sofisticadas, que geram dados que após processados oferecem insights e suportam as decisões de negócio.

Ferramentas inteligentes como essas têm permitido a criação e implementação de soluções personalizadas, de acordo com as necessidades de cada agricultor.

Ao considerarmos a velocidade dos avanços tecnológicos, a elevada diversidade de dados gerados pelo setor, as pressões exercidas sobre os líderes de negócios e os prejuízos causados por uma decisão equivocada, é primordial que empresas de toda a cadeia do Agronegócio invistam nessas tecnologias. Afinal, por meio delas estratégias mais direcionadas e precisas podem ser criadas para alavancar os negócios.

Sendo assim, a tecnologia mudou completamente a dinâmica desse universo, oferecendo resultados mais satisfatórios com menor índice de erros.

WhatsApp.svg.webp
bottom of page