Trava de Alta: o que é e como funciona no mercado de opções


O mercado de opções possui diversas possibilidades de atuação, uma delas é a trava de alta, operações estruturadas (pois utilizam duas ou mais opções) para controlar, na medida do possível, os resultados de um investimento. Como o próprio nome indica, elas servem para gerar lucros limitados caso o preço do ativo em questão suba.


Neste processo, é estabelecido um teto para o que se pode ganhar na operação. Mas, em compensação, possíveis perdas envolvidas no processo são mínimas e também previamente estipuladas, sem que precise haver custódia dos papéis em si. Ou seja, há a possibilidade de investir pouco e ter um lucro x vezes mais, mas também, caso perca, será apenas o pouco que foi investido.


Logo, a estratégia gera lucros se o preço do ativo objeto aumenta, ou seja, ganha na alta do preço do ativo. No entanto, tem um lucro máximo limitado, ou seja, travado. Sendo assim, a trava de alta é uma operação que deve ser montada quando se acredita que o preço do ativo objeto vai subir.


A trava de alta com CALL's é formada através da compra de uma opção mais ITM ( In The Money / Dentro do dinheiro ) ao mesmo tempo que fazemos a venda de uma opção mais OTM ( Out The Money / Fora do Dinheiro ). Toda trava de alta é formada pela compra de uma opção de strike menor e a venda de uma opção de strike maior.


Imagine montar uma trava de alta na Petrobrás. A compra é feita pelo código PETR418, pelo prêmio de R$1,60 e a venda pelo código PETR419, que teria o valor do prêmio em R$1,00 para cada opção. Ao subtrair uma pela outra, teríamos o valor de 60 centavos por opção de trava comprada. O número de opções no momento da compra depende do quanto o usuário pretende investir.


Caso ele invista mil reais, por exemplo, teria mais ou menos 1.666 opções. Se o objetivo dele for atingido e o ativo vier a subir, basta multiplicar esse 1.666 pelos valor que subiu. Por exemplo, se o preço da opção subir para 1 real e o usuário pagar 60 centavos, estaria ganhando 40 centavos de lucro. Portanto, 0,40 (lucro) x 1.666 (quantidade de opções) = 666 reais de lucro.