Você sabe o que é Circuit Breaker?


A Bolsa de Valores pode passar por três fases diferentes: queda, alta e platô. A queda acontece quando alguma variável importante interfere no mercado a ponto de desestabilizá-lo de alguma forma. A alta acontece quando o mercado está em vias de crescimento e o platô quando os índices não demonstram nenhuma tendência de queda ou alta.

Circuit Breaker

Segundo Thiago Nigro, o Circuit Breaker é um mecanismo da bolsa de valores que foi projetado para proteger os investidores quando há muitas vendas, ocasionando quedas bruscas nos preços dos ativos negociados.

O mecanismo atua por meio de critérios pré-estabelecidos, que determinam a paralisação do pregão por um tempo determinado quando a queda do dia atinge certo patamar percentual.

Sendo assim, o circuit breaker é acionado para amortecer e rebalancear as ordens de compra e venda em momentos nos quais elas estão desequilibradas. Ou seja, quando o mercado está muito vendedor, o que geralmente só acontece em períodos de grande incerteza para o país ou mundo como um todo - exatamente o caso da pandemia do Covid-19, em março de 2020.

Assustados ou se antecipando ao provável cenário negativo que vem pela frente, investidores vendem suas ações e, em consequência, os índices começam a cair, o que inicia um efeito dominó. E é assim que ocorre porque os demais investidores enxergam os valores das ações descendo e resolvem vender seus ativos também, dando origem a uma reação em cadeia.

Histórico no Brasil

Desde 1997, o Circuit Breaker foi acionado 22 vezes, sendo a maior parte em períodos de crise. Com a chegada do coronavírus no país, apenas em março ele foi acionado cerca de 6 vezes, gerando pânico nos investidores.

Lições a serem aprendidas

Em momentos assim, as pessoas se desesperam e tentam vender suas ações a todo custo,o chamado efeito manada. Mas para quem pretende investir a longo prazo, essa queda não faz tanta diferença na carteira dos investidores. As ações caíram, mas logo se recuperaram e apresentam índices de crescimento daqui pra frente. Não há motivo para pânico. No entanto, quem é Trader precisa estar ainda mais atento aos seus investimentos pois o mercado pode estar em alta volatilidade, e momentos assim podem significar grandes perdas de capital.

whatsapp-logo-1.png