top of page

Análises e projetos de investimentos


A análise de investimentos diz respeito às decisões de aplicação de recursos com prazos longos (maiores que um ano), com o objetivo de propiciar retorno adequado aos proprietários desse capital. Antes mesmo de decidir agir, é preciso analisar para entender melhor quais são os riscos e as chances de retorno financeiro. No texto de hoje, vamos falar sobre análises e projetos de investimentos. Continue com a gente!


Os métodos mais comuns de avaliação de projetos de investimento são: payback, payback descontado, valor presente líquido (VPL) e taxa interna de retorno (TIR). O primeiro deles, o payback, é considerado o método mais básico para analisar a viabilidade de um investimento. Esse cálculo determina o tempo necessário para recuperar o valor investido.


O investimento pode ser, por exemplo, a contratação de um funcionário, a compra de novo equipamento para o campo ou a abertura de uma nova loja de venda de cosméticos à base das sobras das plantações. Alinhado a isso, o termo payback descontado é o período de tempo necessário para recuperar o investimento, avaliando-se os fluxos de caixa descontados, ou seja, considerando-se o valor do dinheiro no tempo.


Uma outra forma de analisar os investimentos realizados, é calculando o Valor Presente Líquido (VPL), considerado um modelo mais sofisticado que o payback. O valor do dinheiro no tempo e o custo de capital da empresa são considerados no VPL, fornecendo um cenário mais realista sobre o investimento. Já a taxa interna de retorno (TIR) atua como um complemento ao VPL, uma vez que representa a taxa de desconto que equipara seu valor a zero, fazendo com que as entradas sejam iguais às saídas e refletindo os ganhos reais do projeto.


No módulo ‘Análises e projetos de investimentos’ do MBA Gestão Estratégica do Agronegócio, o aluno aprende todas as nuances e análises a serem feitas antes de realizar um investimento, para que eles tragam um retorno satisfatório e positivo no futuro. Com duração de apenas 1 ano e meio, as aulas são mensais e acontecem aos finais de semana no formato ao vivo, oferecendo experiência 100% digital. Ficou interessado(a)? Clique aqui e faça parte do time de líderes do mercado agro.





WhatsApp.svg.webp
bottom of page