Como um líder profissional gerencia pessoas


A gestão de pessoas é a chave para criar um bom ambiente de trabalho, confortável e produtivo. Saber como gerir pessoas pode contribuir para que os líderes gastem menos tempo preenchendo relatórios e mais tempo garantindo que as tarefas sejam concluídas, a equipe esteja alinhada e a empresa crescendo de maneira saudável.


Vale ressaltar que gerenciar pessoas é o conjunto de habilidades e técnicas que visam auxiliar as pessoas em uma empresa a realizarem seu trabalho da melhor forma possível, para que todos possam atingir os objetivos em comum. Mas como um líder profissional pode fazer isso com maestria? No texto de hoje, vamos falar mais sobre o tema.


Líder participativo e comunicação interna

É importante ser um líder participativo que informa sua equipe de uma forma estratégica. Reter as informações cria um ambiente desconfiado e bloqueia a evolução do negócio. Por isso, sempre mantenha seus colaboradores informados dos processos por trás de algum projeto que está por vir.


Feedback

Depois da execução dos projetos, é importante que os colaboradores saibam se o fizeram da forma correta,ou seja, é importante dar um feedback a eles de modo que entendam suas atitudes e se sintam motivados a continuar realizando os trabalhos.


Se o feedback for negativo, é preciso ponderar as palavras a serem usadas para evitar constrangimento por parte dos colaboradores e, com isso, desmotivação. Por isso, prepare um roteiro, com ele fica mais fácil visualizar todas as informações que deverão ser dadas e também organizar a melhor ordem dos feedbacks.


Defina metas diárias e claras

Quando se fala sobre gerenciamento de pessoas, é importante ter em foco que todos da equipe devem conseguir saber qual é o trabalho a ser desenvolvido naquele dia ou semana. Por isso, defina metas diárias para sua equipe cumprir de forma que, ao final daquela semana, o projeto esteja completo.


Esteja presente

Gerenciar pessoas não é apenas delegar tarefas e aparecer para sua equipe no final do projeto, pelo contrário, a ideia é que você, como gestor, esteja sempre presente para que sua equipe possa entrar em contato, criar reuniões e falar sobre o andamento de cada setor.


O objetivo é que você converse com seus colaboradores, tire as dúvidas sobre a evolução de um projeto, entre outros assuntos que possam surgir. Dessa forma, é possível criar uma relação com todos seus colaboradores, além da integração de todos os participantes que é criada nesses encontros.


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