Inteligência emocional: seu sucesso como líder depende disso


Inteligência emocional é o nome que se dá ao conjunto de competências relacionadas a lidar com emoções. Mais especificamente, a como e o quanto se percebe, processa, compreende e tem habilidade de gerenciá-las.


Em sua definição, a dupla Salovey e Mayer explica que inteligência emocional é “a capacidade de perceber e exprimir a emoção, assimilá-la ao pensamento, compreender e raciocinar com ela, e saber regulá-la em si próprio e nos outros”.


A inteligência emocional, segundo os dois psicólogos, está muito ligada a quatro domínios básicos: percepção das emoções, raciocínio por meio das emoções, entendimento das emoções e gerenciamento das emoções. Sabendo disso, é fundamental salientar que o seu sucesso como líder depende muito desse mecanismo.


Sendo assim, a principal habilidade para garantir o sucesso no início de sua trajetória como líder – e que será crucial para sua perenidade na liderança – é a inteligência emocional. Para quaisquer que sejam seus desafios, sua área de atuação ou sua empresa, você terá de desenvolver duas capacidades básicas: o autocontrole e a empatia.


Ter autocontrole é, antes de tudo, entender nossas emoções e aprender a lidar com elas. A empatia é entender as emoções das outras pessoas e também aprender a lidar com elas. Em cargos de liderança isso é muito importante.


A falta de autocontrole do líder pode levar a uma situação de clima organizacional ruim, reduzindo o engajamento e resultando em baixa produtividade, bem como em incapacidade de gerar novos investimentos.


A não observação da competência de inteligência emocional pode levar a desligamentos de líderes e liderados. Se esta capacidade fosse exercitada em sua plenitude, a quantidade de pessoas que precisam procurar empregos com frequência seria muito menor.


O líder que possui inteligência emocional é capaz de conduzir uma equipe ou uma organização de maneira mais eficiente. Isso porque, em situações mais estressantes e conflituosas, essa habilidade é essencial para avaliar os fatos e chegar a soluções eficazes.


No MBA Liderança e Excelência Humana, o aluno aprende sobre o pensamento sistêmico nas organizações e como a conexão entre todas as partes envolvidas de uma empresa desenvolvem um planejamento estratégico. Com duração de apenas 17 meses, as aulas são mensais e acontecem aos finais de semana no formato ao vivo, entregando uma experiência 100% digital. Ficou interessado(a)? Clique aqui e saiba mais.