top of page

Investimentos a longo prazo na Bolsa de Valores


A recente queda da taxa básica de juros (Selic) tem feito com que os investidores brasileiros precisem mudar a sua estratégia de investimentos. Isso porque, em um cenário de juros baixos, o rendimento da maioria das aplicações de renda fixa é prejudicado, o que força as pessoas a buscarem opções com melhores rendimentos.

Uma dessas alternativas é investir em ações na Bolsa de Valores. Mesmo que investindo em ações, algumas pessoas optam por investimentos a longo prazo, por terem um perfil mais conservador. Logo, acabam dispensando o trade e preferem uma rentabilidade menor, mas com riscos mais baixos. Warren Buffett, um dos investidores mais conhecidos da atualidade, utiliza essa estratégia na sua carteira.

Como escolher ações de longo prazo

Saber fazer um mix entre investimentos de curto, médio e longo prazo é um dos segredos para conseguir a melhor rentabilidade a longo prazo. Assim como as resoluções de ano novo (emagrecer, trocar de carro, iniciar uma pós-graduação, fazer a viagem dos sonhos, etc), a sua carteira de investimentos precisa ter um planejamento inicial.

Porém, é bem provável que você não tenha o hábito de colocar os custos estimados desses desejos em uma planilha, nem faz reunião com a família para definir mudanças no orçamento nos próximos meses - como corte de gastos para alcançar essa meta. Por isso, antes de qualquer coisa, é preciso planejamento. Definir prioridades e trabalhar por elas é essencial.

Depois disso, escolha as ações de empresas que estão em ascensão no mercado, ou seja, aquelas que vão crescer e fazer seu dinheiro render. Segundo especialistas, as ações da Magazine Luiza e da Via Varejo, ambas do setor varejista, são grandes oportunidades para quem deseja utilizar a estratégia do longo prazo a seu favor.

Quanto mais tempo você deixar seu dinheiro aplicado, mais ele renderá graças aos juros compostos. E quanto mais aportes você fizer, mais rápido você atingirá os seus objetivos.

WhatsApp.svg.webp
bottom of page