top of page

Os principais erros de um líder e o que fazer para evitá-los.


Os erros de liderança são falhas que líderes cometem e acabam prejudicando a equipe e a eles mesmos, já que normalmente afetam o cumprimento das metas. É claro que contratempos sempre podem acontecer e que assumir um cargo de liderança não isenta ninguém de cometer eventuais erros — na verdade ser um bom líder tem muito mais a ver com a capacidade de aprender rapidamente com estes erros do que em não os cometer.


Ainda assim, há alguns equívocos simples (mas com grande potencial de impactar negativamente a equipe e seus resultados) que podem ser facilmente evitados. No texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre esses erros e como fazer para evitá-los. Continue com a gente!


Sobrecarregar a equipe

O item mais comum na lista de erros de um líder é sem dúvidas sobrecarregar a equipe. Esse erro é muito comum, já que os empreendedores buscam o maior retorno sobre o investimento da contratação. O problema é que se a empresa forçar demais, pode ter um efeito reverso, fazendo a produtividade e o nível das entregas diminuir.


Falta de reconhecimento

A falta de reconhecimento é outro pilar dos erros de um líder em uma empresa. Os profissionais, ou ao menos os mais dedicados, não trabalham apenas pelo dinheiro. A pessoa dedica a maior parte do tempo para realizar determinadas tarefas da melhor forma possível.


Depois do esforço, se não há reconhecimento do trabalho bem feito, é natural que a pessoa fique desmotivada. Afinal, para que fazer um trabalho excelente se ele é visto da mesma forma que um trabalho mediano? Sendo assim, adote políticas de reconhecimento na sua rotina. A dica é elogiar em público e sugerir melhorias em particular.


Ser chefe ao invés de líder

Os líderes da sua empresa não podem ser chefes que apenas mandam, controlam e exigem resultados dos seus colaboradores. Ao invés disso, eles precisam ser líderes que vão na frente, mostram resultados, inspiram, orientam e ajudam os colaboradores da sua empresa. Enquanto o chefe está relacionado a colaboradores desmotivados, intrigas, exaustão e alta rotatividade, o líder está relacionado a colaboradores motivados, inspiração, motivação e baixa rotatividade.


Não dar feedbacks

Muitos líderes cometem o grave erro de não dizer quais são os pontos fortes e fracos da equipe e o que ele deseja de cada liderado. O feedback é uma ferramenta básica da gestão de pessoas e deve ser usado tanto dentro do processo de avaliação de desempenho, quanto sempre que a liderança julgar necessário. Sabendo o que pode ser aprimorado e o que deve ser desenvolvido, o colaborador se sente mais motivado.


Ignorar as metas

Outro erro de liderança é acreditar que, depois de traçadas e distribuídas entre a equipe, as metas deixam de ser sua responsabilidade. Além de fazer um acompanhamento constante das metas (reajustando rotas quando necessário), também é dever do líder trabalhar em conjunto com a equipe para alcançar os resultados.


Para evitar que tais erros básicos aconteçam, vale a pena estar sempre se atualizando e buscando melhorar como profissional. Na FGI, com o MBA Liderança e Excelência Humana, o aluno aprende sobre o pensamento sistêmico nas organizações e como a conexão entre todas as partes envolvidas de uma empresa desenvolvem um planejamento estratégico.


Com duração de apenas 17 meses, as aulas são mensais e acontecem aos finais de semana no formato ao vivo, entregando uma experiência 100% digital. Ficou interessado(a)? Clique aqui e saiba mais.

WhatsApp.svg.webp
bottom of page