top of page

Por que ser especialista em Avaliação Psicológica?


A avaliação psicológica pode ser definida como um conjunto de técnicas e procedimentos que tem o objetivo de verificar determinadas características psicológicas de uma pessoa, sendo o psicólogo o único profissional habilitado por lei para exercer esta função.


O objetivo da avaliação psicológica não é fazer julgamentos morais ou estabelecer critério de certo ou errado e sim buscar entender a partir de técnicas específicas as diferenças individuais, no que diz respeito às suas capacidades, habilidades, características de personalidade, comportamentos ou algum possível conflito (interno ou externo) de determinada pessoa. No texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre a avaliação de alguns setores e a importância de escolher uma pós-graduação na área.


Registro e/ou Porte de Arma de Fogo


Esta avaliação psicológica leva em consideração principalmente características de comportamento, temperamento, traços de personalidade que podem oferecer pistas sobre a agressividade, tais como: maturidade emocional, habilidade de empatia, bom raciocínio lógico e habilidade de senso crítico na tomada de decisões, flexibilidade e adaptação, capacidade preservada de autocrítica, autoimagem preservada, capacidade preservada de tolerância à frustração, equilíbrio e estabilidade emocional, autoestima preservada, forte tolerância ao estresse, boa capacidade de seguir regras sociais, honestidade, responsabilidade, bom controle dos impulsos; entre outros.


Cirurgia Bariátrica


Deve-se considerar os aspectos bio-psico-sociais do paciente – uma análise completa do contexto em que este está inserido. Os objetivos principais são medir o quão saudável será sua adaptação a todo este processo que irá mudar sua vida, bem como o quão apto está este para tal.


Não é incomum que estes pacientes desenvolvam depressão, alcoolismo, compulsão por jogos, compulsão por sexo, transtorno dismórfico corporal, ansiedade, entre outros. Portanto, deve-se, além de avaliar a presença de psicopatologias graves como esquizofrenia, depressão severa, transtornos alimentares/ de ansiedade severos, considerar a possibilidade que o paciente tem de apresentar outras psicopatologias após a cirurgia.


Processos seletivos

Nos processos seletivos, os psicólogos procuram identificar tendências de personalidade e de comportamento nas pessoas escolhendo aquelas que têm as características exigidas e se encaixam no fit cultural da empresa.


Alguns dos testes mais aplicados são: o Inventário de Habilidades Sociais para avaliar se o candidato está apto a trabalhar em equipe; Atenção Concentrada que identifica a capacidade do indivíduo de se manter concentrado durante um período de tempo, testando seu foco; e Teste de Administração de Tempo onde é delegada a realização de uma tarefa em determinado período de tempo para avaliar a capacidade de trabalhar sob pressão.


Pós-graduação em Avaliações Psicológicas


A avaliação psicológica está cada vez mais presente nas atividades que exercemos. Portanto, cabe ao Psicólogo, munir-se e atualizar-se cada vez mais de conhecimentos técnicos e práticos para atender as demandas da sociedade, pautando seu trabalho nos princípios da qualidade técnica e do rigor ético. Um profissional que consiga avaliar psicologicamente, dentro desses princípios, será diferencial no seu campo de atuação. Na FGI, profissionais da área podem se atualizar e ganhar amplitude em suas carreiras. Saiba mais.

WhatsApp.svg.webp
bottom of page