top of page

As pós-graduações mais valorizadas para psicólogos


Uma especialização é sempre um investimento necessário para quem pretende se destacar no mercado de trabalho e ter mais oportunidades de emprego e melhores salários. Para você que procura aumentar seus conhecimentos em uma área específica da Psicologia, existem vários cursos de pós-graduação à sua disposição. No entanto, alguns são mais valorizados do que outros. No texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o assunto.


Psicologia Escolar/Educacional

O objetivo do psicólogo escolar e educacional é, fundamentalmente, ampliar e democratizar o processo educacional por meio de análises e aplicações específicas ao contexto cognitivo de cada aluno. Para atuar na área, é preciso ter bacharelado em Psicologia. Entretanto, apenas a formação generalista não joga luz aos aspectos particulares do processo cognitivo de aprendizado no ambiente escolar.


Essa especialização virá apenas com uma pós-graduação em Psicologia Educacional e Escolar, que, além de lançar uma lupa sobre essa subárea do conhecimento, trabalhará em sinergia com a teoria e a prática, muito mais do que é possível fazer na graduação. Toda essa exigência de qualificação é fruto da própria importância que se dá hoje ao psicólogo da educação.


Psicologia Organizacional e do Trabalho

A psicologia organizacional é a área de estudo que está baseada na forma de aprimorar ações e metodologias para que o trabalhador possa encontrar uma organização saudável. Tem como princípio entender como a empresa se estrutura para ser capaz de aplicar sua missão, visão e valores, entender o modelo de gestão que é empregado no dia a dia, bem como a maneira como a cultura é disseminada.


Já a psicologia do trabalho está direcionada a entender como as atividades e rotinas diárias servem como caminho para que as pessoas encontrem sua realização e se sintam produtivas.


Avaliações Psicológicas

A avaliação psicológica pode ser definida como um conjunto de técnicas e procedimentos que tem o objetivo de verificar determinadas características psicológicas de uma pessoa, sendo o psicólogo o único profissional habilitado por lei para exercer esta função.


O objetivo da avaliação psicológica não é fazer julgamentos morais ou estabelecer critério de certo ou errado e sim buscar entender a partir de técnicas específicas as diferenças individuais, no que diz respeito às suas capacidades, habilidades, características de personalidade, comportamentos ou algum possível conflito (interno ou externo) de determinada pessoa. Os profissionais da área atuam em alguns momentos específicos, tais como: cirurgia bariátrica, processos seletivos e registro e/ou porte de arma de fogo.


A avaliação psicológica está cada vez mais presente nas atividades que exercemos. Portanto, cabe ao Psicólogo munir-se e atualizar-se cada vez mais de conhecimentos técnicos e práticos para atender as demandas da sociedade, pautando seu trabalho nos princípios da qualidade técnica e do rigor ético.


Um profissional que consiga avaliar psicologicamente, dentro desses princípios, será diferencial no seu campo de atuação. Na FGI, profissionais da área podem se atualizar e ganhar amplitude em suas carreiras. Saiba mais.


Psicologia do Trânsito

A Psicologia do Trânsito é uma vertente das ciências psicológicas que estuda o comportamento dos usuários das redes viárias urbanas. Com base científica, os profissionais que atuam nessa área estudam a forma como os participantes do trânsito se comportam — o que inclui motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.


O comportamento no contexto do trânsito é aparentemente simples, mas requer uma série de processos mentais, como: atenção, percepção, orientação espacial, aprendizagem, memória, reconhecimento de símbolos, interpretação de normas de conduta, processamento de estímulos externos, agilidade na tomada de decisão e orientação para ação.


Assim, vemos que uma análise comportamental aponta para diferentes fatores que determinam o modo como o ser humano age no trânsito. Além disso, os aspectos emocionais também são importantes pontos a observar, como reação aos eventos adversos, manejo do estresse e respeito às ações dos outros usuários das vias. Para se especializar nessa área que só cresce, clique aqui.

WhatsApp.svg.webp
bottom of page