top of page

Commodities Agrícolas na Bolsa de Valores


Os produtos agrícolas são a base do desenvolvimento econômico no Brasil e no mundo, isso porque são mercadorias indispensáveis ​​para a sobrevivência humana. Por serem tão importantes, são negociados como ativos financeiros, embora cada unidade de medida se refira a bens físicos. Ou seja, por exemplo, quando você compra ou vende unidades de soja, não está negociando o produto em si, mas o valor de mercado.

O que são commodities agrícolas?

A tradução literal de commodity é mercadoria. Sendo assim, as commodities agrícolas são aqueles artigos primários e homogêneos advindos das lavouras. Entretanto, não são todos produtos advindos do campo que são denominados assim.

Para considerar um produto como uma commodity, ele deve ser negociado na bolsas de valores e mercadorias em todo o mundo através da compra e venda e, para atingir esse objetivo, o produto deve ter um alto valor comercial e/ou estratégico.

Como exemplo, podemos mencionar a soja: cultivada e vendida como grão, sendo assim, um produto homogêneo, que possui alto valor no mercado internacional e que passou a ter certa importância estratégica para o Brasil, uma vez que é um dos principais produtos exportados pelo país e, dessa forma, é um dos principais responsáveis por alavancar a economia brasileira.

Outra característica das commodities é de terem seu preço definido pelo mercado internacional. Ou seja, é a bolsa de valores que determina o quanto valem as commodities, baseando-se na oferta e demanda das ações destes produtos homogêneos. Quanto maior é a oferta de ações das commodities, menor é o seu preço, ou mesmo inversamente, quanto maior é a demanda por essas ações, maior é o seu preço.

Além disso, as commodities agrícolas apresentam uma outra característica fundamental: a partir delas, podem ser fabricados diversos outros produtos. É o caso da soja, milho, trigo e algodão. Já outras são tão largamente consumidas que, até mesmo tendo bens substitutos, seus mercados continuam gigantescos, como é o caso do café e suco de laranja.

Negociação de commodities agrícolas na bolsa

De acordo com a Capital Research, hoje, as commodities agrícolas negociadas na Bolsa de Valores são:

● Boi Gordo;

● Café Arábica 4/5;

● Café Arábica 6/7;

● Açúcar Cristal;

● Etanol Hidratado;

● Etanol Anidro;

● Soja;

● Milho;

● Petróleo;

● Ouro

Esse tema é bastante relevante e por isso é abordado com mais especificidade no MBA Gestão Estratégica do Agronegócio Síncrono. A FGI entrega todo o conteúdo com qualidade e excelência para que a vida profissional dos alunos cheguem a patamares diferenciados de sucesso.

WhatsApp.svg.webp
bottom of page